Carreira Farmacêutica no SNS

Carreira Farmacêutica no SNS

A autonomização da Carreira Farmacêutica tem como grandes vantagens a definição de uma formação estruturada para os novos profissionais que iniciam atividade neste ramo, a garantia de uma renovação do quadro de farmacêuticos no SNS e uma melhor organização e planeamento dos recursos farmacêuticos nas diferentes unidades hospitalares, mas também a nível nacional.

A Ordem dos Farmacêuticos considera que os farmacêuticos que desempenham funções nos hospitais portugueses têm sido elementos-chaves no processo de monitorização da utilização da terapêutica, no cumprimento das normas vigentes e que deve ser reforçada a sua ação, como garante da manutenção da qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos.

A maioria dos países europeus tem vindo a apostar num reforço das competências dos farmacêuticos hospitalares, definindo claramente um enquadramento em carreira autónoma ou em conjunto com profissionais considerados do mesmo nível de qualificações, competências e funções, e promovendo, desta forma, a rentabilização da perícia farmacêutica.

As mais recentes orientações e diretivas europeias apostam igualmente na especialização destes profissionais, garantindo períodos formativos de qualidade e que implicam a melhoria dos cuidados prestados a custos controlados.

Esses períodos formativos especializados designados de estágio, residência ou internato devem ter a duração de 4 anos e decorrer em ambiente hospitalar, incorporando competências na área da avaliação económica, qualidade e segurança, informação, para além da consolidação e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o Mestrado Integrado.

A Carreira Farmacêutica é uma aspiração de décadas que tem sido adiada por governos sucessivos, sem justificação compreensível, tanto mais que a sua criação respeita, em termos de despesa, o princípio da neutralidade orçamental.

Outros Temas

Carreira Farmacêutica no SNS A autonomização da Carreira Farmacêutica tem como grandes vantagens a definição de uma formação estruturada para os novos profissionais que iniciam atividade neste... Ler Mais
Serviços Farmacêuticos nas farmácias A elevada disponibilidade e acessibilidade aos serviços farmacêuticos disponibilizados nas farmácias e a reconhecida competência destes profissionais de saúde para... Ler Mais