Cada farmácia com a sua história e experiências
29 Nov'16 | Porto

Cada farmácia com a sua história e experiências

Foram quatro as farmácias visitadas pela bastonária durante o Roteiro realizado na região Porto. Separadas pelo Douro – duas no Porto; duas em Vila Nova de Gaia – partilham preocupações com a qualidade da assistência farmacêutica prestada aos utentes. Cada uma com as suas histórias, com a sua aparência e experiências muito próprias, que fazem de cada farmácia portuguesa um caso único que merece ser contado.

FARMÁCIA COUTO

A Farmácia Couto tem a sua história associada à conhecida pasta dentífrica portuguesa com o mesmo nome. Fundada em 1918, com o nome de Farmácia Higiénica, mudou de designação em 1931, passando a ter a atual denominação dada pelo seu fundador, Alberto Couto. Até há 14 anos esteve na zona histórica do Porto, altura em que se transferiu para a margem sul do rio Douro. Desde há sete anos, está situada em frente ao El Corte Inglês de Vila Nova de Gaia, numa zona muito movimentada, particularmente durante a semana.

A farmácia e a pasta de dentes seguiram rumos empresariais distintos, ainda que se mantenham os laços familiares entre as duas equipas de gestão. A associação entre ambas mantém-se visível, não só na designação da farmácia, mas também pelo destaque atribuído a estes produtos no espaço de atendimento ao público.

Ressalta também neste ambiente moderno e funcional, uma réplica, embora em menor escala, do vitral que decora a entrada da sede da Ordem dos Farmacêuticos e que é comtemplado pela esmagadora dos utentes das farmácias, tal como o foi pelos dirigentes da OF que participaram na visita.

Com um quadro de pessoal de dez farmacêuticos, o diretor técnico, António Prata, relata a aposta que fez há cerca de um ano, com a entrada em vigor da nova legislação relativa aos medicamentos manipulados. Com a renovação das instalações do laboratório, cresceram as encomendas de manipulados e, hoje, o diretor técnico orgulha-se de fornecer algumas dezenas de farmácias da região e ter capacidade de resposta para clientes internacionais, fruto também de um aumento da procura através da Internet.

Apesar das dificuldades dos últimos anos, António Prata revela que a farmácia se tem esforçado por prestar um serviço de qualidade, que acredita ser reconhecido pelos utentes.

No diálogo com os dirigentes da OF no final desta visita, abordaram-se alguns problemas do setor, designadamente sobre a sustentabilidade destas unidades de saúde, para a qual devem ser estudados modelos alternativos de remuneração, que envolvam o pagamento pelo ato farmacêutico ou pela prestação de serviços farmacêuticos.


FARMÁCIA SÃO PAIO

A Farmácia São Paio, em Vila Nova de Gaia, revela-se uma excelente surpresa para todos aqueles que gostam da História da Farmácia. O piso inferior acolhe um autêntico museu; um acervo de peças singulares ligadas à Farmácia e ao Medicamento, que retratam a sua história e evolução e que refletem, por outro lado, a veia colecionadora e a enorme paixão de José Luís Nicolau pela profissão que escolheu.

Após percorrer as zonas de atendimento ao público e as áreas de trabalho interiores, foi neste espaço, no piso abaixo da farmácia, que a bastonária centrou a sua visita, apreciando as várias peças expostas e ouvindo relatos sobre a história de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, foi registando algumas impressões dos responsáveis sobre a atualidade do setor farmacêutico e explicando a intervenção da Ordem na definição de políticas de saúde e para a área do medicamento.

Um dos temas aflorados foi a prática de descontos sobre o preço dos medicamentos, que o proprietário e a diretora técnica criticam veementemente e que se recusam a adotar. "A nossa competitividade advém da qualidade do serviço prestado, um serviço diferenciado em que disponibilizamos um aconselhamento profissional e um acompanhamento personalizado”, dizem os responsáveis, defendendo também a importância de um bem essencial, como o medicamento, que não pode ser menosprezado e desvalorizado, quer por aquilo que representa para a qualidade de vida das pessoas quer pelos riscos que a sua má utilização implica. 


FARMÁCIA DAS ANTAS
Sensivelmente a meio de uma das principais artérias da cidade do Porto, na Av. Fernão Magalhães, situa-se a Farmácia das Antas, cujo primeiro alvará data de 1938. O farmacêutico Filipe Mimoso assumiu a direção técnica há 17 anos e com ela o compromisso com o rigor profissional e a disponibilidade para os utentes.

As atuais instalações ainda não completaram o décimo aniversário, saltando à vista um espaço funcional, pensado e projetado para responder às necessidades do quotidiano da farmácia e de quem a visita. Evidenciam-se por isso as excelentes condições laboratoriais para a manipulação, para a disponibilização de consultas de podologia e nutrição e um espaço reservado a massagens e propício ao relaxamento.

Na visita a esta farmácia a bastonária contactou também com a restante equipa de colaboradores, composta por cinco farmacêuticos, analisando assuntos com impacto na gestão e na atividade diária da farmácia, como foram a regulamentação sobre descontos, os cartões de fidelização, a remuneração dos serviços prestados pelos farmacêuticos ou o relacionamento com outros profissionais de saúde.

Numa altura em que se acentuava a procura pela vacina contra a gripe, os responsáveis da farmácia trocaram também algumas impressões com a bastonária sobre questões relacionadas com o abastecimento e acesso, quer na farmácia comunitária quer nos cuidados de saúde primários, bem como sobre a administração por farmacêuticos.


FARMÁCIA QUEIJA FERREIRA

Foi num espaço amplo e moderno que o proprietário e diretor técnico, Carlos Queija Ferreira, recebeu a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos para a visita à sua Farmácia Queija Ferreira. Com seis postos de atendimento ao público diferenciados, a farmácia dispõe também de todas as condições para as atividades laboratoriais e de armazenamento, além de áreas para formação dos colaboradores e de gabinetes de atendimento personalizado e para consultas de nutrição ou podologia, por exemplo.

No "Gabinete de Boas Práticas”, como designa o diretor técnico, é prestado um serviço mais personalizado; em muitas ocasiões, para medição de parâmetros bioquímicos ou da pressão arterial, exemplifica Carlos Queija Ferreira.

Por ser uma das farmácias mais próximas da Torre das Antas e do Estádio do Dragão, tem entre os seus utentes elementos e funcionários da estrutura do F.C. Porto. Também o diretor técnico revela ser um apaixonado por desporto, em especial pelas artes marciais, o que depois se torna uma evidência aquando da passagem pelo seu gabinete, onde estão expostas várias medalhas, diplomas, fotografias e recordações da sua vida enquanto praticante de karaté.

A farmácia é por isso também um espelho do seu proprietário e diretor técnico. Sob a máxima "mens sana in corpore sano”, há uma preocupação partilhada pela equipa com a promoção da saúde e a adoção de estilos de vida saudáveis, que se reflete não só no contacto com os utentes como no próprio ambiente da farmácia, que oferece conforto, promove o relaxamento e a distribuição de eventuais aglomerados de utentes em determinados períodos do dia.

É também com satisfação que o diretor técnico destaca a disponibilização de estágios profissionais a jovens farmacêuticos, participando assim no processo de transição da vida académica para o mercado de trabalho. Na data da visita da bastonária, a farmácia acolhia uma farmacêutica estagiária francesa, numa iniciativa que resulta de um acordo firmado ao abrigo do programa Erasmus. Neste domínio, Carlos Queija Ferreira manifestou-se também preocupado com as condições salariais que são oferecidas neste momento aos farmacêuticos e que, no seu entender, não dignificam as suas importantes funções no sistema de saúde.

Em conversa com a bastonária e com o membro da Direção Nacional da OF, João Almeida, o diretor técnico referiu-se ainda ao tema da prescrição eletrónica desmaterializada, reconhecendo os benefícios da automatização de processos, mas mencionou alguns problemas informativos e de comunicação que afetam o dia-a-dia da farmácia. A bastonária falou sobre o trabalho que tem sido desenvolvido pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) nesta área e destacou a colaboração com a OF para o acesso dos farmacêuticos à Plataforma de Dados em Saúde (PDS).

Outros Roteiros

07 Mai'18 | Açores De ilha em ilha, com a profissão no horizonte Os Roteiros Farmacêuticos regressaram aos Açores, para mais um conjunto de visitas aos farmacêuticos do arquipélago e aos locais onde estes exercem a sua atividade,... Ler Mais
17 Abr'18 | Portalegre Fixar profissionais é o maior desafio das unidades do interior A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos visitou no dia 17 de abril a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), que engloba os Hospitais Dr. José Maria... Ler Mais
19 Dez'17 | Tomar Um modelo de laboratório clínico a preservar A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF) visitou, no dia 19 de dezembro, o laboratório de análises clínicas Fernanda Galo Laboratórios, em Tomar, em mais uma... Ler Mais
18 Jul'17 | Pedrogão Grande Tragédias que despertam a solidariedade farmacêutica Enquanto estruturas de proximidade da população, as farmácias conhecem e vivem de perto os problemas das comunidades que servem. Em Pedrógão Grande, Figueiró dos... Ler Mais
12 Jul'17 | Alentejo Profissionalismo e proximidade dos farmacêuticos alentejanos Sob o tórrido e típico calor de verão alentejano, a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, visitou nos dias 10 e 12 de julho os colegas dos... Ler Mais
20 Jun'17 | Braga Gestão privada que serve o interesse público O Hospital de Braga foi considerado o melhor hospital do país na avaliação recentemente divulgada pela Entidade Reguladora da Saúde. Em vários rankings e... Ler Mais
05 Jun'17 | Lisboa Polícia Científica e Ciências Farmacêuticas com ligação umbilical O Laboratório de Polícia Científica é um dos laboratórios mais avançados do mundo, com tecnologia de ponta e recursos humanos altamente qualificados. As suas origens... Ler Mais
05 Jun'17 | Sintra A única profissão de saúde com valências na produção Os farmacêuticos de indústria estão presentes, de forma transversal, em todo o processo de desenvolvimento e produção de fármacos. Desde a direção técnica das... Ler Mais
05 Mai'17 | Trás-os-Montes e Alto Douro Bons exemplos no nordeste do país Quatro dias no interior de Portugal para conhecer as dificuldades e os desafios de quem luta diariamente contra a desertificação. O Roteiro que levou a bastonária às... Ler Mais
18 Abr'17 | Santarém Assistência farmacêutica na região do Médio Tejo A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, visitou, no dia 18 de março, o distrito de Santarém, em mais uma iniciativa integrada no projeto "Roteiros... Ler Mais
21 Mar'17 | Oeiras Profissionais de saúde no sistema de saúde prisional Impulsionados pela bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), os bastonários das Ordens dos Enfermeiros e dos Médicos acompanharam Ana Paula Martins na visita ao... Ler Mais
17 Mar'17 | Coimbra Laboratórios que prezam a qualidade e proximidade O Roteiro Farmacêutico realizado no dia 17 de março, na cidade de Coimbra, envolveu a visita a dois laboratórios de análises clínicas dirigidos por duas farmacêuticas... Ler Mais
02 Mar'17 | Lisboa Farmacêuticas nos cuidados de saúde primários Serão pouco mais de meia centena os farmacêuticos que trabalham nas cinco Administrações Regionais de Saúde do País. Na região de Lisboa e Vale do Tejo, reside um dos... Ler Mais
06 Fev'17 | Portimão Intervenção farmacêutica nos serviços públicos algarvios Na primeira vez que se deslocou ao Algarve no âmbito dos Roteiros Farmacêuticos, a bastonária contactou com três áreas distintas de intervenção profissional dos... Ler Mais
05 Dez'16 | Loures Farmácia Hospitalar em hospital PPP A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos visitou, no dia 5 de dezembro, o Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, onde foi recebida pelo administrador executivo,... Ler Mais
29 Nov'16 | Penafiel Dispositivos médicos de produção nacional A Bastos Viegas é um dos vários bons exemplos de empresas portuguesas altamente credenciadas a nível internacional. É referência a nível mundial na área dos... Ler Mais
28 Nov'16 | Porto Qualidade, segurança e eficácia na terapêutica oncológica O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto recebeu no dia 28 de novembro a visita da bastonária da Ordem dos Farmacêuticos. O presidente do Conselho de... Ler Mais
29 Out'16 | Ponte de Lima Uma profissão com muitas referências Manuel Pimenta é um dos mais distintos farmacêuticos do nosso País e uma personalidade de referência na vila que ostenta o título de mais antiga de Portugal: Ponte de... Ler Mais
28 Out'16 | Vila Nova de Gaia Farmacêuticos hospitalares compensam com esforço o subfinanciamento da saúde Em visita aos Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), a bastonária louvou o esforço dos farmacêuticos hospitalares que... Ler Mais
28 Out'16 | Porto Transformar conhecimento em valor económico A bastonária foi conhecer a incubadora de empresas da Universidade do Porto - UPTEC-Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto - para perceber os apoios... Ler Mais
23 Jul'16 | Açores Os desafios da insularidade e da descontinuidade geográfica A bastonária visitou a Região Autónoma dos Açores, entre 21 e 23 de julho para contactar com os colegas farmacêuticos açorianos e com eles analisar a atualidade do... Ler Mais
17 Jul'16 | Madeira Em contacto com os farmacêuticos madeirenses Nos dias 15, 16 e 17 de julho, a bastonária deslocou-se à Região Autónoma da Madeira, em mais uma etapa dos Roteiros Farmacêuticos, que passou pelo hospital,... Ler Mais
12 Jul'16 | Lisboa Antigas instalações da farmácia privada são agora para o ambulatório hospitalar A convite do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Carlos Martins, a bastonária da OF, Ana Paula Martins, deslocou-se no... Ler Mais
08 Jul'16 | Figueira da Foz Serviços farmacêuticos à medida da população A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF) visitou a 8 de julho a Farmácia Saúde e a Farmácia Saúde Lavos, ambas no concelho da Figueira da Foz. As diretoras... Ler Mais
25 Mai'16 | Lisboa Responsabilidade farmacêutica em oncologia Os farmacêuticos que trabalham no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG) são responsáveis, mensalmente, pela preparação de mais de 3 mil... Ler Mais
11 Mai'16 | Vila Franca de Xira Mais de 200 farmacêuticos a servir nos arredores A "primeira etapa" dos Roteiros Farmacêuticos passou pelo concelho de Vila Franca de Xira, nos arredores de Lisboa. A bastonária visitou algumas unidades de saúde... Ler Mais